Net na Net

abril 03, 2007

Para meus amigos...

No dia 27 de Março de 2007, foi realizada a posse do meu cargo como Fonoaudióloga da Prefeitura de Umarizal/RN. Uma cerimônia simples, mas muito especial. Estava presente o
Excelentíssimo Senhor Prefeito do Glorioso Municipio de Umarizal/RN, A primeira-dama Vilma Fonseca, Excelentíssima Senhora Secretária de Saúde do Município, Vereadores, várias autoridades, ilustres convidados, servidores da Prefeitura, minha família e amigos.
Para aqueles que por algum motivo não puderam estar comigo posto aqui meu discurso de posse:
Minhas primeiras palavras são de agradecimentos a todos os presentes pelo prestígio que conferem a esta singela, mas para nós importantíssima, cerimônia.

Hoje é um dia muito importante para Umarizal. Neste dia Umarizal, através de seu administrador maior, reforça seus esforços de saúde, e diversifica o atendimento dado ao seu povo.

Umarizal hoje realiza um fato inédito: contrata profissionais de uma área especializada da saúde pública. E, por seu ineditismo, por sua coragem de ousar, de inovar, a municipalidade está de parabéns.

Mas se hoje é um dia alegria para a municipalidade e para o povo, também é um dia de alegria para mim. Um especial dia de alegria para mim.

Hoje uma filha de Umarizal, uma filha desta terra, volta para trabalhar na cidade e, sob o comando do Prefeito Rogério, volta para trabalhar para o povo.

Eu sou daqui, dou dessa cidade, nasci aqui e aqui cresci, vendo as carências e necessidades de meu povo. Me afastei cedo da cidade, para estudar, formei-me fonoaudióloga, e hoje retorno para fornecer ao povo aquilo que meus pais me forneceram: o saber, o conhecimento.

A Fonoaudiologia é uma área da saúde que trabalha com:
  • VOZ = "É por meio dela que a fala apresenta-se melódica. Na verdade a voz é um conjunto de emoções e retrata a nossa personalidade. É o resultado sonoro dos nossos sentimentos". (Dra. Lourdes Bernadete) "A voz é o espelho da alma" ;
  • LINGUAGEM = "O que penso, o que sinto, o que sou... Desenvolvimento, interação, aceitação... E assim para o mundo eu me dôo. Sou um ser linguagem, então. (Mesc Priscilla Silveira);
  • AUDIÇÃO = Ouvir o canto dos pássaros em um dia de sol, ouvir Beethoven, o sussuror da cachoeira.(Edinete Alves);
  • FALA = Podemos expressar através da fala tudo que estamos sentindo,com palavras de carinho, amor, de necessidades como: pedir algo, dizer um simples obrigado....pois só quem não pode falar sabe como isso é importante na vida do ser humano. (Edinete Alves);
  • MOTRICIDADE ORAL = "Sorrir é uma das mais belas expressões de felicidade. Sentir o perfume da natureza, o sabor das coisas boas da vida. Falar palavras bonitas fazem a vida ser mais especial. Devolver esses prazeres ao ser humano é a realização de sermos fonoaudiólogos" (Dra. Giselle Gasparino).

O trabalho realizado por mim, se divide em dois momentos: um de atendimento clínico(reabilitação) e outro de prevenção (orientação, formação de grupo de orientação para mães gestantes, palestras aos professores da rede Municípal e pais). Estou atendendo nos dias de sexta-feira e sábado. O atendimento é semanal, tendo duração média 3 meses, dependendo da patologia. A faixa etária de atendimneto não tem limite de idade.

Por isso tudo, o dia de hoje é tão importante. Neste dia queremos reafirmar a nossa determinação e nossa confiança em dedicar-nos ao talentoso projeto da Prefeitura de diversificar o atendimento a população, projeto este desenhado pessoalmente pelo excelentíssimo senhor Prefeito e seus extremamente competentes assessores.

Detentor de um estilo de fazer política bem diferente de seus predecessores, Rogério, ao assumir o cargo, disse em seu discurso de posse que "a prefeitura estava sendo devolvida ao povo".

Um outro ponto que se destaca na sua administração é o fato de o povo ter realmente voltado a freqüentar a sede da municipalidade. É comum nas segundas-feiras, dia da feira de nossa querida Umarizal, um grande número de pessoas oriundas das várias comunidades rurais em visita à sede da prefeitura para, desta forma, ter contato diretamente com o chefe da municipalidade.


Gostaria de ressaltar, Prefeito, nossa disposição em trabalhar pelo Município e pelo povo de Umarizal.

Sob seu comando, certamente, não tenho dúvidas, muito será feito por esta cidade, e conte comigo para ser um dos instrumentos de seu trabalho e de sua presente ação para a gente de Umarizal.

Nesse salutar momento, agradeço acima de tudo a Deus, nosso pai celestialou como dizem marções o refere o grande arquiteto do universo.

Agradeço aos meus pais, minhas irmãs e meu eterno e verdadeiro amor (Hallrison Dantas), que a muito custo e muita resignação conduziram-me ao local no qual hoje me encontro. Seu Antonio e dona Irene, que todos aqui conhecem, são vitoriosos. Criaram filhos, trabalharam, perduraram, e hoje também colhem seus frutos. Eles acreditaram no meu trabalho.

Agradeço, conclusivamente e calorosamente, ao Prefeito Rogério Fonseca, homem de visão, político de talento, empresário ético e adorado pai de família. Umarizal muito acertou ao garantir os festejados 1.490 votos de vantangem, vitória garantida nas 27 urnas dessa nobre cidade. Rogério nos deu a chance do trabalho.

Deixo a todos uma mensagem, relativa ao trabalho, do compositor nordestino Gonzaguinha, que diz: “um homem se humilha, se castram seus sonhos; seu sonho é sua vida e vida é trabalho; e sem o seu trabalho o homem não tem honra; e sem a sua honra se morre, se mata; não dá pra ser feliz”.

Obrigado a todos.

2 Comments:

  • At 03 abril, 2007 16:55, Blogger hallrison said…

    Parabéns pela posse. Fico satisfeito ao presenciar teus passos para frente. Não se iluda, é só uma vitória, busque outras, profissionalize-se mais e mais, mantenha o que já tem e deseje mais vitórias na sua área. Cabeça no lugar, pés no chão, olhos no objetivo. Parabéns. :)

     
  • At 03 abril, 2007 18:49, Blogger Net na Net said…

    Obrigada....devo isso tb a vc.

     

Postar um comentário

<< Home